História

A educação adventista está presente em 165 países, representada por 7.883 instituições da educação infantil ao ensino superior, com aproximadamente 90 mil professores comprometidos na formação de aproximadamente 1,8 milhão de alunos.

A rede de educação adventista tem duas publicações mundiais, que servem de apoio a sua missão: a Revista de educação adventista e a Diálogo universitário. A primeira é um periódico bimestral destinado a professores e gestores educacionais. Cada edição apresenta artigos de variados temas relacionados à educação cristã. A segunda revista é uma publicação voltada para estudantes do nível superior de ensino que aborda questões relativas à interface entre o cristianismo e a cultura contemporânea. Ela é impressa em quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol) e tem leitores em mais de 100 países.

Na América do Sul, existem 888 instituições com 277 mil alunos ao todo, distribuídos em ensino fundamental, médio e superior. Desses, mais de 176 mil moram no Brasil, e 100 mil, no Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Cerca de 20 mil professores são responsáveis pela formação integral dos estudantes, visando ao preparo físico, mental e espiritual.

Em 1896 começou a funcionar em Curitiba, no Paraná, o Colégio Internacional sob a direção de Guilherme Stein Jr. A partir daí, o trabalho educacional cresceu, e muitas escolas foram agregadas ao primeiro colégio, formando a rede de educação adventista no país. Atualmente, a rede conta com mais de 450 unidades escolares, 10 mil professores e cerca de 176 mil alunos. Além dessas unidades, a organização mantém 15 colégios em regime de internato, sendo que sete deles oferecem da educação básica à graduação.

A  Escola  Adventista de Rio Verde, situada  a Rua  Luiz Bastos nº 45 –Centro, fundado em 1977 com o nome de Escola Adventista de Rio Verde, ministra  a Educação Infantil para grupo de crianças de 3, 4 e 5 anos e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

Fonte: Associação Geral e Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.